10 de ago. de 2008

O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?

TEXTO DE CAPA DO INFORMATIVO
DUNAMIS DE SETEMBRO DE 2007 Nº 06


O Pão de Açúcar estreou em março, deste ano, uma campanha com o objetivo de enfatizar o elo emocional com os consumidores, sugerindo "transformar o ORDINÁRIO do dia-a-dia em EXTRAORDINÁRIO". O tema era "O que faz você feliz?".
É óbvio que esta campanha tem como meta atrair o maior número de consumidores a comprar nas lojas do grupo.


Usaram como pano de fundo, cenas de pessoas alegres, unido à declamação do lindo poema de Arnaldo Antunes.
Mas o que é ser feliz? Será que há felicidade? Por que há tantas pessoas infelizes? Por que a felicidade não bateu na minha porta? Por que ? São tantos os POR QUEs:

Vejamos o que diz o dicionário Aurélio sobre o adjetivo FELIZ:
1.Que desfruta de satisfação e ventura; ditoso, afortunado, venturoso.
2. Intimamente contente, alegre, satisfeito;
3.Que proporciona felicidade; abençoado, bendito.
Estas são apenas algumas definições que explica o adjetivo FELIZ, mas SER FELIZ é outra história.
Muitas vezes, em nossas vidas, passamos por momentos felizes e tristes, a minha felicidade não é a sua felicidade, o que me faz feliz hoje, pode ser a sua tristeza, ou vice-versa.
Por exemplo: a alegria do adúltero é a tristeza do seu cônjuge, o prazer do algoz é a infelicidade da sua vítima e, assim, há inúmeros exemplos..

Tenho poucos anos de vida em relação àquele que já viveu o dobro dos meus, e já sou tão velho em relação àquele que tem a metade da minha idade. Porém, todos nós temos momentos felizes e tristes.
Em nossa memória a felicidade permanece, como é bom recordar os bons momentos. Quem não se lembra dos filmes de domingo à tarde, que passavam no inesquecível Cine Plaza ou no Cine Eldorado, nos desfiles de 7 de Setembro na Rua São Pedro, com todas as escolas da cidade; nas noites de encontro na praça Pe. Cícero, na calmaria das ruas, onde poderíamos ficar até tarde da noite, sem nos preocupar com a violência. Nas vitórias do Guarani sobre o Icasa, nas chuvas que caiam no mês de Dezembro e tanta outras coisas alegres que, muitas vezes, são tristes pra você.

Assim é a vida, a vida é pra ser vivida, na alegria e na dor, na esperança, no aperto, na folga, no sofrer, com o muito ou com o pouco.
SER FELIZ é ser 'impertinente', é sonhar com algo que nunca se acaba. Hoje estamos rindo, amanhã nem tanto. Não se engane com a falsa felicidade, onde milhares se amparam no dinheiro, se iludindo com o que ele pode oferecer. Muitas vezes é uma alegria passageira, ilusória, compramos a felicidade, compramos amigos...

“...Ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” (Mateus 6:20).
A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas, de vidas tristes e de vidas alegres.
Uma vez Jó disse,"Sobrevieram-me pavores; como vento perseguem a minha honra, e como nuvem passou a minha felicidade.” (Jó 30:15).
A infelicidade (os sofrimentos de Jô), não vieram de Deus. Também não havia motivo para correção na vida desse homem, pois Jó vivia completamente dentro do que agradava ao Senhor e era irrepreensível, o que foi confirmado pelo próprio Senhor. Seus sofrimentos eram provocados pelo maligno (comp. Jó 1.1,6-19).
Mas a 'impertinência' de Jó, trouxe-lhe a Felicidade.
“E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía” (Jó 42:10).

Gostaria muito de ler um poema, onde o poeta declama que, o que o faz feliz é:
Ver as crianças do continente Africano ou de qualquer outro continente, sorrindo felizes pelo motivo de, todos os dias, terem na mesa abundância de alimentos;
Ver que não há racismo contra o próximo, só por causa da diferença da cor da pele;
Ver que não há mais motivo para crianças ficarem nos sinais pedindo esmolas;
Ver que não há mais as palavras pobre e rico nos diferenciando por bens que possuímos;
Ver que não há mais desempregos;
Ver que todos são dignos de terem seu lar, sua família, seu sustento;
Ver que não há mais guerras por ganância ou guerra por qualquer coisa que seja;
Ver que não há guerra em nome do deus de algum país;
Ver que todos nós estamos unidos para reconhecer e adorar a soberania do Senhor como Ele merece, pois Ele é, “Aquele que enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as cousas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras... O vencedor herdará estas cousas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho.” (Ap 21.4-5,7).
E então, O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?

Nenhum comentário: