10 de ago. de 2008

NEM A MORTE O SEGUROU

TEXTO DE CAPA DO INFORMATIVO
DUNAMIS DE OUTUBRO DE 2007 Nº 07

Não se pode imaginar uma viagem a Israel sem que se visite os lugares do sofrimento e da morte do Senhor Jesus. Isso é indispensável! Essas visitas nos levam a locais onde aconteceram fatos marcantes (dentro do agir de Deus neste mundo).

Espiritualmente, entretanto, aqueles que se desviam para evitar o Calvário e procuram um evangelho sem cruz, como é oferecido hoje em muitos lugares, perdem o principal. Um evangelho sem cruz não é um evangelho diferente, trata-se de puro engano e de um absurdo espiritual. O caminho para a salvação sempre passa pelo Calvário e pela ressurreição: "Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus" (1 Co 1.18).

No silencioso oásis em volta do Sepulcro do Jardim, o túmulo vazio prega um sermão para nós. Quando entramos na gruta escavada na rocha que uma vez serviu de sepulcro, veremos, graças a Deus, que aquele lugar está vazio! E vemos também que na parte de dentro alguém escreveu: "He is not here. He is risen." (em inglês), que quer dizer: "Ele não está aqui. Ele ressuscitou.”

Foi isso que o anjo anunciou às mulheres na manhã da Páscoa. E o apóstolo Pedro testemunhou triunfalmente às pessoas que haviam se reunido no Pentecoste: "ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela" (At 2.24).

† Por que a morte não conseguiu reter a Jesus?
Justamente porque Deus O ressuscitou! E o próprio Jesus teve a vitória sobre a morte porque era sem pecado. Seu santo e puro sangue não estava sujeito à lei da morte pelo veneno do pecado. Porque nEle não havia pecado algum, pois a morte é o salário do pecado (Rm 6.23). Por isso Ele pôde derrotar a morte e o diabo. Contudo, Ele tem o poder de libertar da morte todos que estão unidos a Ele em Sua morte. "Fiel é esta palavra: Se já morremos com Ele, também viveremos com Ele" (2 Tm 2.11).

† Através de sofrimentos para a ressurreição.
Essa é a mensagem do sepulcro vazio: "Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem" (Hb 2.9). Glória e honra foram as conseqüências de Seu sofrimento e de Sua morte: "Pelo qual também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome" (Fp 2.9). Ser unido a Jesus, identificar-se com Sua morte, tem por conseqüência que os filhos de Deus alcançam glória e honra juntos a Ele. Cristo quer compartilhar Sua glória e honra com os que estão intimamente ligados a Ele. Por isso Ele pede ao Pai: "Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo" (Jo 17.24). "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" (Ef 2.4-6).
Será que não vale a pena levar a desonra de Cristo, passar a vergonha que Ele passou? Não é um caminho fácil, teremos que passar pela fornalha do sofrimento. Mas Ele está ao nosso lado, Ele nos apóia e nos ajuda a termos um discipulado genuíno e corajoso. Um mundo moribundo não precisa de admiradores de Jesus, mas de discípulos autênticos, que sirvam a Ele sendo bons samaritanos e pescadores de homens. Aos filhos de Deus desanimados Ele diz: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Ts 5.23). "Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder" (1 Co 6.14).

Não podemos permanecer indiferentes e alheios a Ele. Você precisa se manifestar, tomar posição ao lado de Jesus. Nesta questão, o verbo mais apropriado é receber. Assim como o noivo recebe a noiva como esposa, e vice-versa, no dia do casamento, você precisa receber Jesus como seu Salvador pessoal, seu Mestre e seu Senhor. Receber significa aceitar, acolher, agasalhar, recepcionar, hospedar. Veja a importância do verbo receber nesta passagem, logo no início do Evangelho segundo João: “[Jesus] veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” (Jo 1.11-12, NVI)
E você O recebe?

AUTOR DO TEXTO CONTEXTUALIZADO POR: Marcos Aurelio
Adaptação do texto de Burkhard Vetsch
FONTE: http://www.aJesus.com.br)

Nenhum comentário: