10 de ago. de 2008

JÁ PAGUEI O PREÇO

TEXTO MATÉRIA DE CAPA DO
INFORMATIVO DUNAMIS DE JUNHO DE 2008 Nº 15


Céu, inferno, purgatório e limbo. Você já deve ter ouvido falar sobre elas e ter alguma noção sobre o significado de cada uma.
O que elas têm em comum?

Segundo a tradição Católica, aprendemos que o limbo é o lugar para onde vão as crianças que morrem sem batismo. È um lugar de sombras, sem penas, sem sofrimento, mas também sem alegria alguma. Porém, a Bíblia nada diz a respeito do limbo, sendo que o próprio Jesus declarou: “Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.”(Mt 19.14). Para Jesus, os meninos (as crianças) são do reino dos céus, mesmo sem batismo. Sobre o purgatório: “As almas do purgatório padecem um tomento muito semelhante ao das almas do inferno, com a única diferença de que as últimas nunca poderão sair do inferno, enquanto que as do purgatório hão de sair de lá.” (Concílio de Florença, em 1439). De acordo com este ensino, as missas celebradas pelos parentes constituem o recurso para que as almas sejam aliviadas e deixem mais depressa o purgatório. Naturalmente as missas para sufrágios dos parentes mortos são cobradas, constituindo-se uma renda para a igreja que a celebra.


A doutrina do purgatório implica na admissão da insuficiência do sangue de Cristo, embora leiamos em 1Jo 1.7 que o sangue de Jesus Cristo... nos purifica de todo o pecado (não de alguns pecados, mas de todo o pecado). Será que o fogo do purgatório é mais eficaz do que o sangue de Cristo? Para que serve então o sangue de Cristo? A “Grande Multidão” de Ap 7.9-15 possuía algo em comum: todos tinham lavado suas vestiduras no sangue do Cordeiro e, por isso, estavam diante do Trono de Deus no Céu. Não foi preciso o fogo do purgatório para que se purificassem.

O QUE DIZ A BÍBLIA

A Bíblia afirma que após a morte segue-se o juízo (Hb 9.27). Como sabemos, existem dois lugares apontados para depois desta vida e num dos dois o homem se encontrará. Jesus falou do céu ao afirmar: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” E falou do inferno dizendo: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos...E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” (Mt 25.34, 41,46). Jesus disse ao ladrão arrependido: “Hoje estarás comigo no paraíso.” (Lc 23.43). Para a mulher que ungiu os pés de Jesus com suas lágrimas, arrependida dos seus pecados, Ele disse: “Os teus pecados te são perdoados... A tua fé te salvou; vai-te e não peques mais.” (Lc 7.48,50)
Paulo não esperava o purgatório nem admitia indulgências. Falou o seguinte: “Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Fp 1.21)


JÁ PAGUEI O PREÇO
A escolha é nossa. Vimos que biblicamente o céu e o inferno são mencionados na Bíblia e o purgatório e o limbo não.
Precisamos reconhecer o grande valor do sangue derramado por Cristo, este ato não foi insuficiente, ele teve um preço altíssimo para Aquele que se posicionou no madeiro em nosso lugar, ou não sabeis que fostes comprados por bom preço...a qual Ele comprou com o seu próprio sangue. (At 20.28)
Nossa alma não precisará padecer em tormentos. Precisamos sim, enxergar com os olhos do coração, nos arrependendo sinceramente dos nossos pecados e aceitando o sacrifício de Cristo na Cruz.
Disse Ele “Não se turbe o vosso coração... Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14.1,3).

Autor: Marcos Aurélio
Fonte de pesquisa Revista Defesa da Fé

Nenhum comentário: